30 de junho de 2010

ATIVIDADES PARA AS CRIANÇAS











ATIVIDADES

Separamos 4 sugestões para vocês aproveitarem ainda mais estas férias.

Abaixo das idéias, colocaremos links para sites bem legais, que tem ainda mais informações sobre cada tema.






Pintura a dedo


Esta atividade, as crianças adoram ! É um momento mais tranquilo, mas que vai fazer muita sujeira. 
DICA : forre a mesa com plástico e coloque um avental ou uma camiseta para sujar mesmo.

E que tal confeccionar a sua própria tinta ?

A receita abaixo é muito simples:

RECEITA: Em um mingau ralo feito de maizena ou polvilho, adiciona-se anilina vegetal na cor desejada, e se obtém uma boa tinta atóxica.
De acordo com a espessura do mingau se controla a consistência da tinta, para mais fina ou mais grossa.
   
 

Dobradura


Esta atividade sempre fascina os pequenos. O material é simples e o resultado é maravilhoso. Transforme seu papel em um pássaro, balão ou até um cubo.
 

http://www2.uol.com.br/ecokids/oficina.htm



Para colorir

Neste momento, basta uma folha em branco ou um desenho e deixar a imaginação rolar. Pegue seu lápis de cor ou giz de cera.




Pipa

Não tenha preconceito e chame as meninas também. Imagine o que representa para as crianças empinar uma pipa, em especial, se eles mesmos a fizerem. Abaixo, segue um site com as instruções passo a passo.


Bom divertimento.


COMO CONTAR HISTÓRIAS



ERA UMA VEZ ...

Como é difícil nos aventurarmos pelo mundo da CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.

Não porque não saibamos da sua importância, junto às crianças, e o quanto é divertido este momento de pura magia junto à elas. Mas é impossível não pensar nisso e logo imaginar: Será que eu sei contar histórias? Será que meu filho vai gostar ?

Não se preocupe, você não é o primeiro a se questionar sobre isso.

Quando embarquei nesta aventura, foi complicado. Nunca tive muita habilidade para contar histórias, talvez uma timidez ou insegurança por estar em território desconhecido. Porém,  minha vontade de partilhar isso com minha filha, foi muito maior.

Comecei aos poucos com histórias mais fáceis e conhecidas como “ Os três porquinhos” e “ Chapeuzinho Vermelho ” . Quando menos esperava, já me vi dando voz às bonecas e pelúcias dela.

Nós só precisamos dar o primeiro passo. Não fique com vergonha. Tenha coragem! Garanto que seu pequenino vai achar incrível este momento de vocês. O difícil vai ser depois, pois eles vão querer cerca de 20 à 30 histórias por dia.

Abaixo, deixarei o link para 2 outras postagens sobre este tema:



Boa sorte nesta nova jornada.


22 de junho de 2010

MÁGICA PARA CRIANÇAS












ABRACADABRA !

O mundo da mágica encanta as crianças. Que tal nos aventurarmos ?

Confesso que não é fácil ingressar nele. É mais do que saber o funcionamento de uma mágica é fazer com que ela encante as crianças.

Qual o segredo então? Para nós leigos, é muito treino.

 O site do X TUDOhttp://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listademagicas.htm ) está repleto de dicas e sugestões. Abaixo postaremos 2 delas, mas depois passa lá, pois são muitas opções:

CONTA FANTÁSTICA

MÁGICO
André
MATERIAL
Dois dados de mesmo tamanho
APRESENTAÇÃO
1. Peça a ajuda de alguém da platéia.
2. Mostre os dados.
ATENÇÃO: memorize o número 7.

3. Vire de costas e peça para que jogue os dados.
4. Diga para somar o valor das faces de cima dos dados. Exemplo: 3 e 5, então 3+5=8.
5. Peça agora para escolher um dos dados e somar o valor da face de baixo. Exemplo: escolhi o dado do número 5, então a face de baixo é 2. Somando 8+2=10.
6. Agora peça para jogar esse dado e somar o novo valor da face de cima. Exemplo: joguei o dado e o novo valor é 4. 10+4=14.
7. Vire e diga que vai adivinhar o valor da soma.
8. Olhe para os dados, e mentalmente some os valores das faces de cima, e some ainda o número 7. Exemplo: 3+4=7+7=14.

OVO EM PÉ
MÁGICO:
Rafael
MATERIAL:
Um ovo, um guardanapo, uma aliança
PREPARAÇÃO:
1- embrulhe o ovo no lenço.
2- Coloque a aliança na palma de uma das mãos.
3- Coloque o lenço com o ovo sobre a aliança na palma.
APRESENTAÇÃO:
- Coloque a aliança junto com o lenço sobre a mesa, sem deixar ninguém perceber a aliança.
- Abra o lenço. Mostre o ovo. Explique que com mágica vai colocá-lo em pé.
- Passe a mão sobre o lenço para localizar a aliança.
- Coloque o ovo em pé sobre o lenço mas fora da aliança.
- Coloque o ovo sobre a aliança quando quiser que fique em pé.
DICA:
Use um ovo cozido para evitar acidentes.
Treine bastante em frente a um espelho. Boa sorte.

Desejo uma semana de muitos ABRACADABRAS para vocês !

MÁGICA PARA CRIANÇAS












ABRACADABRA !

O mundo da mágica encanta as crianças. Que tal nos aventurarmos ?

Confesso que não é fácil ingressar nele. É mais do que saber o funcionamento de uma mágica é fazer com que ela encante as crianças.

Qual o segredo então? Para nós leigos, é muito treino.

 O site do X TUDOhttp://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listademagicas.htm ) está repleto de dicas e sugestões. Abaixo postaremos 2 delas, mas depois passa lá, pois são muitas opções:

CONTA FANTÁSTICA

MÁGICO
André
MATERIAL
Dois dados de mesmo tamanho
APRESENTAÇÃO
1. Peça a ajuda de alguém da platéia.
2. Mostre os dados.
ATENÇÃO: memorize o número 7.

3. Vire de costas e peça para que jogue os dados.
4. Diga para somar o valor das faces de cima dos dados. Exemplo: 3 e 5, então 3+5=8.
5. Peça agora para escolher um dos dados e somar o valor da face de baixo. Exemplo: escolhi o dado do número 5, então a face de baixo é 2. Somando 8+2=10.
6. Agora peça para jogar esse dado e somar o novo valor da face de cima. Exemplo: joguei o dado e o novo valor é 4. 10+4=14.
7. Vire e diga que vai adivinhar o valor da soma.
8. Olhe para os dados, e mentalmente some os valores das faces de cima, e some ainda o número 7. Exemplo: 3+4=7+7=14.

OVO EM PÉ
MÁGICO:
Rafael
MATERIAL:
Um ovo, um guardanapo, uma aliança
PREPARAÇÃO:
1- embrulhe o ovo no lenço.
2- Coloque a aliança na palma de uma das mãos.
3- Coloque o lenço com o ovo sobre a aliança na palma.
APRESENTAÇÃO:
- Coloque a aliança junto com o lenço sobre a mesa, sem deixar ninguém perceber a aliança.
- Abra o lenço. Mostre o ovo. Explique que com mágica vai colocá-lo em pé.
- Passe a mão sobre o lenço para localizar a aliança.
- Coloque o ovo em pé sobre o lenço mas fora da aliança.
- Coloque o ovo sobre a aliança quando quiser que fique em pé.
DICA:
Use um ovo cozido para evitar acidentes.
Treine bastante em frente a um espelho. Boa sorte.

Desejo uma semana de muitos ABRACADABRAS para vocês !

16 de junho de 2010

VIVA E DEIXE VIVER - Contadores de histórias



Viva e Deixe Viver: Uma iniciativa muito legal !


Para vocês que ainda não conhecem a Associação Viva e Deixe Viver, gostaria de convidá-los.

Eles realizam um trabalho lindo de contação de histórias em hospitais.

Abaixo coloco um pequeno resumo do trabalho deles e o site.

Vale a pena conhecer !


Apresentação

A Associação Viva e Deixe Viver é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que treina e capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes internados em nove mercados do país.
Os principais recursos da Associação Viva e Deixe Viver atualmente são a leitura de obras infantis, as brincadeiras, a criatividade e o bom humor de seus voluntários.
Através de atividades culturais que estimulam o desenvolvimento das aptidões dessas crianças, a Associação contribui para a humanização dos serviços a elas destinados, integrando no seu cotidiano as condições sensíveis de comunicação e interação com a realidade externa.
Para realizar seu objetivo, a Associação Viva e Deixe Viver recebe como doação pelo menos duas horas semanais de seus voluntários que contam ou fazem histórias. Sim, porque para existir o contador de histórias é necessário que existam aqueles que dão suporte, divulgando, treinando, auxiliando e desenvolvendo nossa Associação.


Missão

Fomentar a Educação e Cultura na Saúde através da leitura e do brincar, visando transformar a internação hospitalar de crianças e adolescentes em um momento mais alegre, agradável e terapêutico, contribuindo positivamente para o bem estar de seus familiares e equipe multidisciplinar.


Causa

Contribuir para a humanização dos hospitais e casas de apoio, fortalecendo valores e princípios essenciais do ser humano, como: amor, responsabilidade, organização, transparência, respeito, paz, cooperação e união.


Visão

Desenvolver e educar continuamente cidadãos para o cumprimento do trabalho voluntário de maneira consciente, comprometida e constante e, além disso, promover atividades de ensino continuado voltados a toda a sociedade na promoção da Cultura e da Educação, através da arte de contar histórias.


Princípios

Atuamos com ética. Trabalhamos em equipes integradas e com respeito à individualidade. Não discriminamos raça, cor, credo, religião, partidos políticos, orientação sexual e poder aquisitivo. Não permitimos a utilização institucional político-partidária da nossa Associação. Acreditamos e incentivamos a capacitação constante de cada indivíduo.

FONTE: Viva e Deixe Viver




Abracadabra Fantoches
www.abracadabrafantoches.com.br
Fantoches, dedoches, livros de pano, jogos e painéis.

VIVA E DEIXE VIVER - Contadores de histórias



Viva e Deixe Viver: Uma iniciativa muito legal !


Para vocês que ainda não conhecem a Associação Viva e Deixe Viver, gostaria de convidá-los.

Eles realizam um trabalho lindo de contação de histórias em hospitais.

Abaixo coloco um pequeno resumo do trabalho deles e o site.

Vale a pena conhecer !


Apresentação

A Associação Viva e Deixe Viver é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que treina e capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes internados em nove mercados do país.
Os principais recursos da Associação Viva e Deixe Viver atualmente são a leitura de obras infantis, as brincadeiras, a criatividade e o bom humor de seus voluntários.
Através de atividades culturais que estimulam o desenvolvimento das aptidões dessas crianças, a Associação contribui para a humanização dos serviços a elas destinados, integrando no seu cotidiano as condições sensíveis de comunicação e interação com a realidade externa.
Para realizar seu objetivo, a Associação Viva e Deixe Viver recebe como doação pelo menos duas horas semanais de seus voluntários que contam ou fazem histórias. Sim, porque para existir o contador de histórias é necessário que existam aqueles que dão suporte, divulgando, treinando, auxiliando e desenvolvendo nossa Associação.


Missão

Fomentar a Educação e Cultura na Saúde através da leitura e do brincar, visando transformar a internação hospitalar de crianças e adolescentes em um momento mais alegre, agradável e terapêutico, contribuindo positivamente para o bem estar de seus familiares e equipe multidisciplinar.


Causa

Contribuir para a humanização dos hospitais e casas de apoio, fortalecendo valores e princípios essenciais do ser humano, como: amor, responsabilidade, organização, transparência, respeito, paz, cooperação e união.


Visão

Desenvolver e educar continuamente cidadãos para o cumprimento do trabalho voluntário de maneira consciente, comprometida e constante e, além disso, promover atividades de ensino continuado voltados a toda a sociedade na promoção da Cultura e da Educação, através da arte de contar histórias.


Princípios

Atuamos com ética. Trabalhamos em equipes integradas e com respeito à individualidade. Não discriminamos raça, cor, credo, religião, partidos políticos, orientação sexual e poder aquisitivo. Não permitimos a utilização institucional político-partidária da nossa Associação. Acreditamos e incentivamos a capacitação constante de cada indivíduo.

FONTE: Viva e Deixe Viver




Abracadabra Fantoches
www.abracadabrafantoches.com.br
Fantoches, dedoches, livros de pano, jogos e painéis.

Qual história eu conto ?




A história certa para cada idade







A HISTÓRIA CERTA PARA CADA IDADE

Vania Dohme, em seu livro Técnicas de Contar Histórias, relaciona a idade da criança a temas de interesse.


Até os 3 anos, a garotada assimila melhor enredos com crianças, bichinhos, brinquedos ou animais com características humanas, ou seja, que falam e têm sentimentos.

Dos 3 aos 6 anos, as histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis.

Aos 7 anos, leia aventuras em ambientes conhecidos, como a escola, o bairro, a família. As fábulas continuam em alta.

Aos 8 anos, as fantasias mais elaboradas (Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas, Harry Potter) são ideais.

A partir dos 9 anos, histórias de explorações, viagens, as invenções, os enredos humorísticos prendem a atenção, assim como os contos de mitos e lendas.

AUTORA: Patrícia Cerqueira

FONTE : Revista Crescer




Abracadabra Fantoches
www.abracadabrafantoches.com.br
Fantoches, dedoches, livros de pano, jogos e painéis.



Qual história eu conto ?




A história certa para cada idade







A HISTÓRIA CERTA PARA CADA IDADE

Vania Dohme, em seu livro Técnicas de Contar Histórias, relaciona a idade da criança a temas de interesse.


Até os 3 anos, a garotada assimila melhor enredos com crianças, bichinhos, brinquedos ou animais com características humanas, ou seja, que falam e têm sentimentos.

Dos 3 aos 6 anos, as histórias devem abusar da fantasia com reviravoltas no enredo e também de crianças ou animais como personagens. Os contos de fada são imbatíveis.

Aos 7 anos, leia aventuras em ambientes conhecidos, como a escola, o bairro, a família. As fábulas continuam em alta.

Aos 8 anos, as fantasias mais elaboradas (Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas, Harry Potter) são ideais.

A partir dos 9 anos, histórias de explorações, viagens, as invenções, os enredos humorísticos prendem a atenção, assim como os contos de mitos e lendas.

AUTORA: Patrícia Cerqueira

FONTE : Revista Crescer




Abracadabra Fantoches
www.abracadabrafantoches.com.br
Fantoches, dedoches, livros de pano, jogos e painéis.



Brincar. Por que é tão importante ?


Um texto simples e direto sobre a importância do brincar.


A Importância do Brincar

Brincar faz parte do ser criança.

A brincadeira instintivamente é usada pelo bebê para descobrir o mundo.

Brincando a criança descobre o mundo, como ele funciona ,aprende, se desenvolve, experimenta.

Brincando a criança vai adquirindo noções espaciais, produz sons, desenvolve o cérebro para funções como a fala e o andar,auxiliando no seu desenvolvimento global.
Os tipos de brincadeira e a forma de brincar se modificam de acordo com a etapa de desenvolvimento que a criança apresenta. Criança exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade, a linguagem, a necessidade de perseverar entre outros. Na brincadeira a criança exprime seus medos, desejos, experiências. De forma simbólica o brinquedo torna-se um meio de expressão.

Se o brincar é algo tão importante no desenvolvimento da criança, é também fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da fala.

A criança aprende por intermédio da interação com o ambiente, essa interação é também é realizada com o ato de brincar. Brincando os pais conversam com o bebê, apresentam-lhe objetos, aos poucos será por meio do balbucio (um brincar com os sons) a criança irá imitar os sons que ouve.

No bebê, a brincadeira é uma forma de interação do adulto com ele, o bebê sozinho ainda não é capaz de simbolizar e usar a brincadeira para isso. Logo, o brincar inicial do bebê é uma experimentação do mundo, ele manuseia objetos, joga, bate, empilha explora o mundo de forma ainda primária condizente com a sua fase, denominada pelos especialistas de fase sensório-motora (etapa inicial do desenvolvimento cognitivo, corresponde a aproximadamente os dois primeiros anos de vida).

Quando a criança começa a simbolizar, fase da brincadeira simbólica, construída gradativamente, propicia que a linguagem evolua com mais rapidez, assim a linguagem influencia na evolução da brincadeira e a brincadeira auxilia na evolução da linguagem.

A falta de brincadeira pode deixar seqüelas, como dificuldades em se relacionar, medos e outras ainda mais graves.

AUTORA : Christiane Angelotti
FONTE :QDIVERTIDO

Abracadabra Fantoches
www.abracadabrafantoches.com.br
Fantoches, dedoches, livros de pano, jogos e painéis.

Brincar. Por que é tão importante ?


Um texto simples e direto sobre a importância do brincar.


A Importância do Brincar

Brincar faz parte do ser criança.

A brincadeira instintivamente é usada pelo bebê para descobrir o mundo.

Brincando a criança descobre o mundo, como ele funciona ,aprende, se desenvolve, experimenta.

Brincando a criança vai adquirindo noções espaciais, produz sons, desenvolve o cérebro para funções como a fala e o andar,auxiliando no seu desenvolvimento global.
Os tipos de brincadeira e a forma de brincar se modificam de acordo com a etapa de desenvolvimento que a criança apresenta. Criança exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade, a linguagem, a necessidade de perseverar entre outros. Na brincadeira a criança exprime seus medos, desejos, experiências. De forma simbólica o brinquedo torna-se um meio de expressão.

Se o brincar é algo tão importante no desenvolvimento da criança, é também fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da fala.

A criança aprende por intermédio da interação com o ambiente, essa interação é também é realizada com o ato de brincar. Brincando os pais conversam com o bebê, apresentam-lhe objetos, aos poucos será por meio do balbucio (um brincar com os sons) a criança irá imitar os sons que ouve.

No bebê, a brincadeira é uma forma de interação do adulto com ele, o bebê sozinho ainda não é capaz de simbolizar e usar a brincadeira para isso. Logo, o brincar inicial do bebê é uma experimentação do mundo, ele manuseia objetos, joga, bate, empilha explora o mundo de forma ainda primária condizente com a sua fase, denominada pelos especialistas de fase sensório-motora (etapa inicial do desenvolvimento cognitivo, corresponde a aproximadamente os dois primeiros anos de vida).

Quando a criança começa a simbolizar, fase da brincadeira simbólica, construída gradativamente, propicia que a linguagem evolua com mais rapidez, assim a linguagem influencia na evolução da brincadeira e a brincadeira auxilia na evolução da linguagem.

A falta de brincadeira pode deixar seqüelas, como dificuldades em se relacionar, medos e outras ainda mais graves.

AUTORA : Christiane Angelotti
FONTE :QDIVERTIDO


Abracadabra Fantoches
www.abracadabrafantoches.com.br
Fantoches, dedoches, livros de pano, jogos e painéis.

A importância de contar histórias

Fantoche "Os três porquinhos" para contação de histórias



Quer saber um pouco mais sobre a importância e dicas sobre contação de histórias?

Veja este texto abaixo publicado pela Revista Crescer, da Ed. Globo.




Delícia e diversão: a importância de contar histórias

Como transformar a hora do conto em um momento delicioso e divertido para você e as crianças



Ao entrar no universo infantil, o adulto fascina a criança. Elas adoram ouvir histórias. Ficam na expectativa de saber se a princesa de cabelos dourados vai fugir da torre. Torcem pelos irmãos que enfrentam a bruxa malvada. Envolvem-se e encantam-se. Os pais deveriam ler sempre para os filhos. "É um momento especial", diz a educadora Regina Machado. A criança depara com os adultos falando com voz diferente, um brilho alterado no olhar, movimentos ou expressões faciais incomuns. A mudança no comportamento dos pais fascina os pequenos. "A comunicação e a relação com os filhos fica mais estreita", afirma Regina. O resultado desse momento tão particular não poderia ser diferente: a hora do conto se eterniza na memória.


Entonação

Nada é mais entediante para uma criança do que uma leitura monótona. A voz dramatiza a história. "Dá mais colorido", diz Patrícia Curt Bresser Pereira, roteirista de TV. Mas cuidado para não exagerar, levando a criança a duvidar da "veracidade" da sua história com aquele "Ah, não foi assim, mamãe..."


Ler ou contar

Tanto faz. O historiador Ariel Waissman faz os dois. "Improvisar exige mais da minha criatividade. Já inventei aventuras que o Jaime adorou e pediu que eu contasse de novo. Senti-me realizado. Outras, porém, não fizeram sucesso", confessa. Os enredos improvisados de sucesso têm os filhos como personagens. Mas a leitura é também uma ótima ferramenta. Cria no filho a idéia de que as histórias moram nos livros.


Cenário

Não é preciso muita elaboração para criar cenas. Um simples lápis que se transforma em vara de condão ou um lenço que vira uma capa mágica são capazes de encantar a criança. A contadora de histórias Silvia Lohn prende a atenção da garotada com legumes. "Beterrabas são as princesas. O pimentão é o sapo e o alho-porro, o rei", conta. Os alimentos funcionam bem com as crianças de 2 ou 3 anos. As mais velhas sabem que uma batata é uma batata.


Não tem hora

Se quiser, estabeleça um momento do dia para a história, como antes de dormir. Mas não há regras. "Não tenho uma hora específica. Se meu filho pede e estou disponível, conto", diz Ariel. A roteirista de TV Patrícia Curt conta histórias durante as viagens de carro e também aproveita as refeições para prender a atenção das crianças.


Com vontade

Não obrigue a criança a ouvir histórias quando ela não quer. Muito menos se 
obrigue a contar quando não está com vontade. "Tem dias que estou cansada e não conto. E a criança também sente quando a gente lê por obrigação", diz Soraya Sabino.


Tintim por tintim

Tente não mudar o enredo das histórias. Crianças pequenas pedem que se repita várias vezes a mesma história. Esperam determinadas partes só para confirmar que as ouviram antes. É assim que também vão compreendendo melhor o conto.


Criando clima

Depois de um dia inteiro fora de casa, não vá direto contando histórias. Converse com seu filho. Esgote as ansiedades infantis. Brinque com ele para entrar no clima e se desprender das preocupações.


No meio do caminho

Prepare-se para interrupções. "A Teresa faz muitas perguntas. Explico o que for necessário e sigo em frente", conta a roteirista de TV Patrícia. Nada mais gostoso que curiosidade de criança e você pode estimular mais devolvendo as perguntas a seu filho.

AUTORA: Patrícia Cerqueira

FONTE: Revista Crescer




Abracadabra Fantoches
www.abracadabrafantoches.com.br
Fantoches, dedoches, livros de pano, jogos e painéis.

6 de junho de 2010

Charada para as crianças

Charadas para divertir as crianças

Charadas e pegadinhas para divertir as crianças

Durante junho e julho, nós publicaremos matérias especiais para aproveitar ainda mais as férias.

Nosso primeiro tema são as charadinhas. Estas são bem simples, para as crianças menores.

Se você nunca brincou disso, gostaria de convidá-lo. Não se importe com as respostas incorretas, pois é a melhor parte.

Testei todas aqui com minha filha de 5 anos e foi divertido demais observar o processo até chegar a uma resposta.

Só para vocês terem uma idéia, posto aqui dois comentários que ela fez durante nossa sessão de pegadinhas:

6. Qual o lugar em que todos podem sentar menos você? Resposta: O seu colo.
COMENTÁRIO:" E eu, fico de fora?! Não tinha cadeira para mim ? "


7. O que é que anda com os pé na cabeça? Resposta: O piolho.
XOMENTÁRIO: Se contorceu toda até conseguir colocar o pé em sua própria cabeça, para ver se chegava a resposta da pegadinha.

Agora é com vocês. Vamos nos aquecer para às férias. Separamos 16 delas, mas tem mais no site QDIVERTIDO.
_________________________________________________________________



1. Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é?
Resposta: O alho.

2. O que é o que é, tem chapéu, mas não tem cabeça, tem boca mas não fala, tem asa mas não voa?
Resposta: O bule.

3. O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
Resposta: A pipoca.

4. O que é , o que é? Quando a gente fica em pé ele fica deitado e quando a gente fica deitado ele fica em pé?
Resposta: O Pé.

5. O que é, o que é? Tem coroa mas não é rei, tem espinho mas não é peixe?
Resposta: O abacaxi.

6. Qual o lugar em que todos podem sentar menos você?
Resposta: O seu colo.

7. O que é que anda com os pé na cabeça?
Resposta: O piolho.

8. O que entra na água e não se molha?
Resposta: A sombra.

9. O que é, o que é? Qual o céu que não possui estrelas?
Resposta: O céu da boca.

10. O que é, o que é? Que é irmã de minha tia e não é minha tia?
Resposta: A minha mãe.

11. O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis?
Resposta: A cama.

12. O que é, o que é? Que é meu, mas meus amigos usam mais do que eu?
Resposta: O meu nome.

13. O que é que pode passar diante do sol sem fazer sombra?
Resposta: O vento.

14. O que é o que é: Quanto mais eu tiro mais eu tenho?
Resposta: Fotografias.

15. O que é o que é: Tem 5 dedos, mas não tem unha?
Resposta: A luva.

16. O que é que nasce grande e morre pequeno?
Resposta: O lápis.


Abracadabra Fantoches
www.abracadabrafantoches.com.br
Fantoches, dedoches, livros de pano, jogos e painéis.